Para o recheio de feijão vermelho (Anko):
200g de Feijão Vermelho (avulso)
150g de Açúcar
1/4 de Colher de Chá de Sal
Para a massa Mochi:
Fécula de Batata para polvilhar
150g de Farinha Mochiko (também conhecida como Farinha de Arroz Doce ou Farinha de Arroz Glutinoso)
150 g de Açúcar
Recheio:
- Em primeiro lugar, lave o feijão e transfira-o para uma panela grande. Cubra com água e deixe ferver. Depois escorra a água.
- Cubra o feijão novamente com água e, desta vez, cozinhe entre 60 e 90 minutos até que estes fiquem totalmente moles. Pode ir acrescentando mais água, se necessário, para cobrir o feijão. Escorra.
- Leve o feijão ao processador ou liquidificador e bata até obter uma espécie de puré. Se sentir que ainda está um pouco duro, acrescente umas colheres de sopa de água.
- De seguida, coloque este puré na mesma panela onde foi cozido o feijão e coloque o sal e o açúcar. Cozinhe com lume médio a fraco e vá mexendo até que a maior parte da água tenha evaporado e a mistura apresente uma consistência grossa (entre 10 a 15 minutos).
- Depois coloque e espalhe a pasta de feijão num recipiente largo e raso e leve ao frigorífico até ficar firme e bem frio.
Massa do Mochi:
- Forre uma forma com papel vegetal e coloque um punhado generoso de fécula de batata num círculo bem grande e reserve.
- Numa tigela, junte a Farinha Mochiko, 300 ml de água e mexa até obter uma mistura sem grumos e lisa. Em seguida, acrescente o açúcar e misture bem. Use a batedeira, se necessário.
- De seguida, cozinhe a mistura em lume médio (entre 5 a 7 minutos), mexendo sempre até engrossar e ficar uma espécie de massa macia e brilhante que mantenha a forma.
- Por fim, com uma faca polvilhada com fécula, corte a massa em 20 pedaços iguais. Use o Hashi (Pauzinhos japoneses) para abrir, em cada um, um formato de disco achatado e grosso de, aproximadamente, 5 cm de diâmetro.
Use a fécula necessária para impedir que a massa se agarre à mesa, ao rolo da massa ou aos seus dedos.
Montagem do Mochi:
Coloque uma colher da pasta de feijão na mão para formar uma bola e, em seguida, coloque-a no meio do pedaço de massa. Use os dedos para esticar, uniformemente, a massa de mochi por cima e à volta do recheio, sem o amassar e sem abrir a massa na parte superior.
Sele a massa e role delicadamente o mochi entre as mãos para lhe dar uma forma arredondada. Distribua cada doce, já completo, sobre o papel vegetal, com a parte onde fechou a massa (a emenda), para baixo.
É melhor consumir o Mochi no próprio dia de confeção, ou cobri-lo e guardar no frigorífico, no máximo, um dia.